domingo, 25 de outubro de 2020

Albabetizar@letrar



“Os cidadãos civilizados não são produto do acaso, mas de um processo educativo.”

(Karl Popper)


Trabalhando com o texto; "Se as coisas fossem mães"
 
A alfabetização não é um estado ao qual se chega, mas um processo que não se inicia na sala de aula. O contato com o mundo letrado se dá muito antes do "considerado" ciclo de alfabetização. 


FORMATAÇÃO DO PROJETO:  



  1. Faixa-etária



 - Crianças na faixa etária de 6 e 7 anos



  1. Duração do projeto



- Início: Abril / 2011                                     Término: Novembro/ 2011



  1. Detonador

O detonador do projeto foi o DVD do Hino Nacional, contado por “Martinho da Vila” e ilustrado com imagens do Brasil.



  1. Objetivos Educacionais



Objetivos Educacionais:  



Ø  Desenvolver habilidades lingüísticas e cognitivas através da utilização de tecnologias,

Objetivos específicos:



Ø  Reconhecer e nomear as letras do  alfabeto;


Ø  Dominar as relações entre fonemas e grafemas;


Ø  Elaborar a síntese das palavras;


Ø  Estabelecer relação entre as unidades sonora e suas respectivas formas gráficas;


Ø  Identificar em palavras a representação de unidades sonoras : S/P- M/C- F/R- L/D – LH/G- J/N- CH/B - NH/ÃO – T/V e Z/QU / X/W e Y/Z;


Ø  Perceber o sistema alfabético através de manipulação de jogos, no computador;

Ø  Reconhecer alfabeticamente palavras, frases e textos através de jogos no computador;

Ø  Desenvolver a compreensão da leitura, aproximando-se da leitura alfabética;


Ø  Reconhecer unidades fonoaudiológicas  tais  como sílabas, rimas, terminações de palavras com utilização do computador;

      Ø  Ouvir, comparar, ler, produzir, reconstruir e manipular textos folclóricos com utilização das mídias;


Ø  Discriminar os elementos visuais da oração como um todo;


Ø  Identificar palavras no contexto conhecido e em novos contextos, ocupando diferentes posições diferentes;


Ø  Reconhecer as representações das figuras geométricas;


Ø  Resolver situações problemas utilizando meios eletrônicos par realizar as operações de adição e subtração, multiplicação ou divisão;


Ø  Utilizar a calculadora para realizar cálculos  rápidos;


Ø  Manusear  a calculadora juntamente com materiais concretos para perceber ações de comparar quantidades, juntar, separar, acrescentar ou retirar.







Objetivos de competência:



  • Criar, utilizando o computador (Power Point) , histórias para serem lidas e apreciadas pela turma ( livro eletrônico);

  • Visitar sites de autores infantis, tais como Ruth Rocha, Ana Maria Machado, Ziraldo adquirindo conhecimento sobre  o “mundo” literário infantil...

  • Ler  textos ( poesias) , gravar na câmera digital,  e  rever a gravação  para observar a leitura:(declamação)  tom de voz; entonação, ritmo...

  • Utilizar o  programa PAINT, Power Point  para ilustrar  e criar as histórias e poesias ( Livro eletrônico;

  • Ouvir/ ver histórias contadas em CD/DVD e reproduzir parte delas,  por escrito.


Objetivos de vida cotidiana:

Ø  Promover cidadania garantindo acesso às novas tecnologias;
 
Objetivos de empreendimento:

Ø  Criar um blog, com atividades que aprendemos;
Ø  Fazer filmagens planejadas  de história trabalhada e selecionada pelo grupo  e apresentar para a comunidade escolar; de pesquisas em lojas, com as famílias, abordando assuntos de interesse do grupo;
Ø  Eleger com o grupo uma que articule o tema animais e ou folclore para ser apresentado no mês de agosto aos pais e comunidade escolar;
Ø  Elaborar um livro eletrônico, em dupla.Gravar em CD e oferecer para a família

    Softwares Utilizados

·         Microsoft Powerpoint
·         Microsoft Word
·         Internet Explorer
·         Coleção de livros com vídeo, narração e cantigas da editora “Ciranda cultural”
·         DVD/ Galinha Pintadinha 1 e 2
·         DVDs musicas infantis/ Bia Bedran/Xuxa só para baixinhos,
·         CD Infantil “Educando pela música;Músicas para brincar de aprender/ Carlos Rogério / Balançando o esqueleto
·         DVD “Mistérios da natureza / Miss Spider/ Incríveis Aventuras 6
·         DVD “Pogo Bunny”/ jogos infantis
·         GCompis / software livre
·         Tux of Math / software livre
·         Ariê / Software livre
·         Calculadora
·         Rádio

                                                                          

0 pessoas comentaram:

Postar um comentário